(11) 4166-3040 marketing@engepol.com

 

Saber quais são as vantagens do reservatório de geomembrana para mineração é fundamental na hora de escolher a melhor solução. Quer entender melhor sobre o assunto? Acompanhe este post exclusivo!

O uso do reservatório de geomembrana de polietileno como barreira de controle de fluxo oferece a eficiência, a economia e a segurança tão fundamentais na mineração. 

Os processos de mineração envolvem a gestão de materiais potencialmente perigosos para o meio ambiente. A contenção adequada dos rejeitos é fundamental na proteção ao meio ambiente e às comunidades do entorno.

 A geomembrana de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) oferece excelência em resistência química, propriedades mecânicas e durabilidade. A geomembrana PEBDL (Polietileno Linear de Baixa Densidade) oferece flexibilidade, capacidade de deformação multiaxial para adequação aos recalques diferenciais e durabilidade.

As barragens de rejeitos armazenam substâncias com potencial para danos ambientais, por isso a necessidade de sistemas de impermeabilização altamente eficazes. A complexidade, o rigor técnico e a responsabilidade ambiental dessas obras exigem o uso de reservatórios de geomembrana de alta qualidade.

Em sistemas de revestimento de base em pilhas de lixiviação o reservatório de geomembrana é a forma mais eficiente de contenção da solução lixiviada, rica em minérios, impedindo que infiltre no solo ou chegue até os cursos de água. 

No revestimento das lagoas de evaporação o reservatório de geomembrana atua na contenção dos concentrados salinos, protegendo o meio ambiente e reduzindo perdas.

O reservatório de geomembrana é usado também no fechamento/cobertura das áreas de disposição de resíduos após o encerramento. Esses sistemas eliminam a infiltração pluvial, evitam o escoamento e auxiliam na estabilização e permitem finalizar com o recobrimento de solo e vegetação.

Nos processos da mineração são empregados tanques e lagoas para substâncias diversas, com o propósito de contenção e proteção ambiental.

Benefícios do reservatório de geomembrana na mineração

Entre os benefícios de se utilizar o reservatório de geomembrana para mineração como solução estão:  

  • Geomembranas são extremamente resistentes à ação de produtos químicos, à ação da radiação solar e às condições extremas de temperatura ambiente;
  • Em lagoas de evaporação e pilhas de lixiviação, oferecem uma contribuição importante para a redução de perdas e para o máximo rendimento e produtividade, ao mesmo tempo que desempenham o papel de proteção do meio ambiente, evitando contaminação do solo e dos cursos de água;
  • Atendem as mais severas exigências da indústria de mineração, atuando na contenção dos resíduos e na proteção ao meio ambiente;
  • Nas regiões mais remotas ou áridas, onde a água é escassa, revestimentos de fundo e coberturas flutuantes em geomembranas são utilizados para preservar o abastecimento de água e minimizar a evaporação;
  • Todos estes benefícios resultam em alta eficiência, a economia e a segurança tão fundamentais na mineração;

Em busca das melhores soluções? Conheça a Nortène Plásticos! 

Há mais de 4 décadas no mercado, a Nortène Plásticos se destaca no fornecimento de reservatórios de geomembrana para mineração, filmes agrícolas, mulching, telas plásticas tecidas, telas plásticas termo-soldadas, silo-bolsa, agro silo tubo Flex-silon, telas tapume e lona para construção e mineração.

Além da fabricação desses produtos já mencionados, a Nortène contribui com seu know how e sua tecnologia exclusiva em plásticos, na fabricação e na comercialização dos produtos de diversas empresas no Brasil. 

Reconhecidos pelo seu DNA inovador, os produtos da Nortène Plásticos estão presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e em mais de 25 países no mundo. 

Se você precisar de um especialista para te auxiliar, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

 

Open chat
Posso te ajudar?