(11) 4166-3040 marketing@engepol.com

Definir o melhor material para o reservatório de geomembrana é fundamental para o sucesso e durabilidade de um projeto. Não à toa, as melhores soluções são definidas após compreender as principais diferenças entre os materiais existentes. Quer entender melhor sobre PEAD e PEBDL? Confira o conteúdo de hoje!

A escolha do tipo de reservatório de geomembrana deve levar em consideração as características de cada material e as condições e necessidades de cada projeto, como tipo de subleito, camadas de proteção, solicitações químicas e mecânicas, custo e tempo de vida requerido.                                                                 

Normalmente o PEAD é o material preferido em aplicações onde a exigência de durabilidade e resistência química é maior, enquanto o PEBDL é mais utilizado onde a flexibilidade é necessária.                                                                     

É importante que todas as características sejam avaliadas frente os requisitos de cada projeto, para a escolha mais adequada.

Sabendo da importância da escolha do melhor reservatório de geomembrana, preparamos o conteúdo a seguir, para que você conheça a diferença entre os principais materiais. Acompanhe:                                  

Como escolher entre a geomembrana de alta densidade e a de baixa densidade linear?                                                                      

O polietileno de alta densidade (PEAD) apresenta configuração de cadeias moleculares que resulta em maior rigidez e forças intermoleculares elevadas. É considerado um polímero semicristalino com cristalinidade na ordem de 50%.           

Devido a sua maior densidade, a geomembrana de PEAD tem baixíssima permeabilidade ao oxigênio, ao vapor de água e outras moléculas.

Por isso, tem maior resistência química, durabilidade e  apresenta ótima resistência às intempéries e aos raios ultravioleta

Características do reservatório de geomembrana PEAD:

     Resistência química;

     Resistência mecânica;

     Durabilidade;

     Baixíssima permeabilidade.

O polietileno linear de baixa densidade (PEBDL) têm cadeias moleculares menos compactas, com maior mobilidade, tornando-as mais flexíveis.       

Apresenta baixa cristalinidade, na ordem de 5%. Isto torna o PEBDL mais flexível, com maior alongamento e melhor conformação ao terreno do que o PEAD.                                                                

Sua flexibilidade torna a geomembrana de PEBDL ideal para instalação em solos sujeitos a assentamentos diferenciais   

O PEBDL também tem menor suscetibilidade ao stress cracking.                                                        

Quando comparamos o PEAD com o PEBDL, podemos notar que o reservatório de geomembrana não é tão flexível e apresenta menor conformação ao terreno. 

Em contrapartida, o PEBDL possui menor resistência química e menor resistência à oxidação que o PEAD.                          

Em via de regra, a norma emitida pelo Instituto de Geossintéticos GRI GM13 define que a geomembrana de PEAD deve apresentar densidade igual ou maior a 0,940 g/cm3.                                                                      

Já a norma GRI GM17 define que a geomembrana de PEBDL deve apresentar densidade menor ou igual a 0,939 g/cm3.             

Em busca das melhores soluções? Conheça a Nortène Plásticos!

 

Ainda não sabe onde pode encontrar as melhores soluções para o seu dia a dia? Conheça a Nortène!

Há mais de 4 décadas no mercado, a Nortène Plásticos se destaca no fornecimento de reservatórios de geomembrana, filmes agrícolas, mulching, telas plásticas tecidas, telas plásticas termosoldadas, silo-bolsa, agro silo tubo Flex-silon, telas tapume e lona para construção e mineração.

Além da fabricação desses produtos já mencionados, a Nortène contribui com seu know how e sua tecnologia exclusiva em plásticos, na fabricação e na comercialização dos produtos de diversas empresas no Brasil.

Reconhecidos pelo seu DNA inovador, os produtos da Nortène Plásticos estão presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e em mais de 25 países no mundo.

Se você precisar de um especialista para te auxiliar, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

 

Open chat
Posso te ajudar?