(11) 4166-3040 marketing@engepol.com

Em projetos onde o sistema impermeabilizante requer excelente resistência mecânica, resistência à produtos químicos e aos raios solares, esperam-se resultados de excelência, correspondendo ao tempo de execução e aos recursos investidos. Por isso, escolher bem a Polimanta é algo muito importante.

Assim, o reservatório de Polimanta PEAD juntamente com uma instalação adequada faz toda a diferença para a qualidade final da obra, ainda mais se levarmos em conta os objetivos do projeto.

Mas neste artigo da Nortène, vamos abordar mais sobre os possíveis usos e benefícios da Polimanta PEAD. Confira!

Quais obras podem usar a Polimanta?

Resistência, durabilidade e versatilidade são características que compõem a Polimanta, um material bastante utilizado em obras geotécnicas e de proteção ambiental.

Ao longo dos anos, esse material geossintético foi desenvolvido com base em inovação e tecnologia para atingir níveis mais elevados de eficiência.

Por isso seu uso se tornou tão amplo em obras que necessitam de alto nível de resistência e durabilidade.

Do mesmo modo, o geossintético tem papel importante como barreira em sistemas impermeabilizantes em barragens, lagoas e obras de aterros, reservatórios, canais, entre outros.

Papel como barreira

A Polimanta ainda é, atualmente, uma das melhores soluções para impermeabilização de grandes áreas atuando na economia de recursos materiais, proteção ao meio ambiente om segurança e eficiência.

Aplicações mais comuns do geossintético

AGRONEGÓCIO

Para o setor do agronegócio, o uso da Polimanta Agro representa economia e respeito ao meio ambiente. A Polimanta Agro é utilizada em reservatórios de dejetos animais, cisternas e reservatórios de água para consumo animal ou irrigação.

GESTÃO DE RESÍDUOS

Na área de gestão de resíduos, a geomembrana é utilizada na impermeabilização dos aterros de resíduos perigosos e não perigosos, lagoas de chorume e também cobertura de aterros. Sua utilização evita a contaminação do solo, água e ar oriundos da decomposição dos resíduos.

BIODIGESTOR

O biodigestor é um recipiente onde diversos materiais orgânicos são depositados e são digeridos por bactérias anaeróbicas. Essas bactérias produzem biofertilizantes e biogás, utilizado, por exemplo, na geração de energia. O gás gerado no processo é capturado e utilizado para geração de energia.

A geomembrana é utilizada para impermeabilização do tanque e da cobertura do biodigestor, atuando na proteção do solo e ar contra contaminantes.

ÁGUA

O transporte de líquidos de um ponto a outro necessita da utilização de canais. Esses canais transportam água para irrigação, geração de energia ou abastecimento em locais com falta de água.

A Polimanta atende essa necessidade com excelente custo-benefício, uma vez que:

  • Impede o vazamento prevenindo a perda de água através de infiltração.
  • Aumenta a velocidade de escoamento, devido ao baixo atrito da Polimanta (em relação ao concreto).
  • Consegue se adequar às paredes do canal com facilidade e permite realizar curvas.
  • Redução de tempo e custos de na construção.
  • Protege os taludes contra a erosão.

 

TRATAMENTO DE ESGOTO E EFLUENTE

As instalações industriais e municipais de tratamento de água, efluente e esgoto tem como objetivo tratar o efluente de origem doméstica e/ou industriais, para que posteriormente possa ser reutilizado ou despejado em algum corpo hídrico.

Nesta aplicação, a baixíssima permeabilidade, ótima resistência mecânica, química e a ataques biológicos da Polimanta de PEAD impede a contaminação do solo e da água.

 

MINERAÇÃO

A mineração produz grande quantidade de rejeitos que podem ser contaminantes. Neste cenário a geomembrana é utilizada na impermeabilização de barragens de rejeitos, pilhas de lixiviação, lagoas e coberturas, prevenindo a contaminação de solo e água.

Quando a estabilidade for um fator crítico, a geomembrana texturizada AR (alto relevo) é indicada, pois sua textura estruturada e constante fornece valores de ângulo de atrito reprodutíveis e os valores de fricção elevados.

 

AQUICULTURA

Na aquicultura, a ótima resistência mecânica, resistência a ataques biológicos, excelente resistência aos raios solares, baixa incrustação e baixa permeabilidade são os requisitos que a Polimanta de PEAD consegue atender por completo.

A impermeabilização de tanques para criação de peixes e camarões com Polimanta de PEAD

Reservatórios de Geomembrana da Nortene

A Norténe fornece reservatório de Polimanta lisa PEAD para inúmeras aplicações. Um material desenvolvido com tecnologia alemã de extrusão em matriz plana capaz de reforçar suas obras com mais qualidade, eficiência, economia e durabilidade.

É um produto indicado para obras de proteção ambiental na construção, na mineração, em biodigestores, pilhas de lixiviação, aterros industriais e muito mais.

Conheça mais sobre essa linha de produtos da Nortene acessando nosso site!

Open chat
Posso te ajudar?