(11) 4166-3040 marketing@engepol.com

A geomembrana PEAD, tem grande utilidade para controlar a percolação, infiltração ou fluxo de líquidos e gases em obras geotécnicas e de proteção ambiental. No entanto, para garantir a eficiência da geomembrana, é preciso destacar a qualidade de fio de solda para a solda por extrusão. 

Sem a soldagem adequada, a efetividade da geomembrana para contenção se perde. Da mesma forma, uma solda realizada da forma ineficiente compromete a qualidade da geomembrana.  

O que é solda por extrusão?

A NBR 16199 – Barreiras geossintéticas recomenda que a instalação de geomembranas PEAD (poliméricas) seja executada com aplicação de fio de solda. A solda por processo de extrusão deposita um filete de material extrudado na borda sobreposta do painel. 

A solda por extrusão é aplicada em conexões com estruturas de concreto, em reparos e nos detalhes de interferências.

 

Fio de solda

O fio de solda é um perfil cilíndrico de polietileno, semelhante a um cordão, utilizado em máquinas de solda por extrusão.

Para que se obtenha uma solda confiável e de qualidade, o fio de solda deve ser fabricado a partir das mesmas matérias-primas utilizadas na produção da Geomembrana PEAD, garantindo a compatibilidade necessária para as condições ótimas de solda entre os materiais.

 

Compatibilidade térmica e química da solda da geomembrana PEAD

Quando pensamos em qualidade da solda, dois fatores essenciais são a compatibilidade térmica e a compatibilidade química entre o material aportado e a geomembrana. 

Assim, cabe destacar que os polímeros apresentam temperaturas variadas de fusão, segundo sua natureza química. Portanto, para que seja possível atingir uma solda de boa qualidade, é preciso que o aporte de PEAD seja na mesma faixa de temperatura de fusão da geomembrana PEAD. 

Caso contrário, a resistência ao descolamento e o cisalhamento da solda ficam abaixo do nível mínimo aceitável. 

Desse modo, tanto a geomembrana PEAD quanto o aporte devem ser compostos do mesmo material (resina e aditivos), o que resulta em uma fusão perfeita. 

Outro aspecto relevante neste trabalho abrangem o uso de resina virgem, sem adição de reciclado ou cargas.

 

Geomembranas Nortène

Com profundo conhecimento de todas as etapas do processo de fabricação de geomembrana e de aporte em solda, o Grupo Nortène oferece geomembranas compatíveis para a realização da solda, garantindo a qualidade do processo e a consequente segurança que a geomembrana deve oferecer em suas aplicações. 

Confira alguns produtos que comercializamos atualmente: 

  • NORDREN – linha de geocompostos para drenagem vertical e drenagem horizontal;
  • Geomembrana lisa PEAD Geotene – linha de reservatórios de geomembrana fabricada com resina virgem e processo de extrusão, para aplicação em aterros sanitários, aterros industriais, lagoas artificiais, etc. 

Entre em contato conosco e conheça mais sobre a nossa linha de geossintéticos!

Open chat
Posso te ajudar?