(11) 4166-3040 marketing@engepol.com

A geomembrana é o material mais versátil utilizado em lagoas para armazenamento de líquidos de lixiviação e de outros tipos.

Mesmo sendo um revestimento bastante seguro e eficiente, a formação de baleias (bolhas) pode ocorrer nos reservatórios de geomembrana PEAD por conta da ausência de drenagem ou de drenagem feita do modo incorreto. 

Portanto, se você planeja utilizar a geomembrana PEAD em uma obra de reservatório, saiba neste artigo da Nortène como evitar a formação dessas bolhas e como realizar a drenagem sem possíveis erros.

O que são as baleias em reservatórios de geomembrana?

O termo em inglês Whale (baleia) é utilizado para designar a formação de bolhas em meio ao líquido que fica armazenado em lagoas revestidas com geomembrana PEAD.

Embora não pareça, o surgimento dessas bolhas é possível, aparecendo no mundo todo em diferentes tipos de geomembranas.

No entanto, esse problema surge mais comumente em geomembranas que apresentam pequenos furos e que, portanto, estão mais propensas à formação das “baleias”.

Isso acontece após a percolação do lixiviado escorrer pelos pequenos orifícios, tendo contato com o solo. Assim, por consequência, ocorre a formação e a disseminação de gases na lagoa, com decorrente aumento de pressão embaixo do reservatório  de geomembrana.

Isso, então, favorece o levantamento da geomembrana em relação à base, fazendo com que o material lixiviado passe furos da geomembrana, indo parar na interface.

Como evitar a formação das baleias na geomembrana?

Algumas soluções podem ser aplicadas no sentido de reduzir a formação dessas bolhas. Uma delas é a instalação de sistemas de remoção do lixiviado e de alívio da pressão de gás.

Sob o reservatório de geomembrana PEAD é instalada uma camada permeável com capacidade de drenagem do gás por meio de ventilação.

Ao mesmo tempo, a implementação de um sistema de detecção e drenagem de lixiviado – também sob a geomembrana PEAD – ajuda a diminuir a entrada de chorume. Assim, mantém-se o contato da geomembrana com o solo.

Para ambos sistemas de drenagem de gases ou líquidos, o geocomposto drenante Nordren é a solução ideal.

NORDREN® é uma linha de geocompostos constituídos por elementos geossintéticos de alta qualidade, que juntos formam um eficiente sistema de drenagem.

Outra forma de evitar a formação das baleias é com a inspeção do reservatório de geomembrana para localização de pequenos furos. A inspeção é realizada com métodos geoelétricos.

Qualidade da geomembrana também evita as bolhas em reservatórios

Outra questão importante a fim de evitar a percolação do lixiviado por meio dos furos na geomembrana é garantir a qualidade da geomembrana PEAD e a correta instalação da geomembrana nos reservatórios.

Temos um artigo que aborda a instalação correta da geomembrana PEAD. Leia também.

Quanto à qualidade do material, a Nortène é reconhecida por ser a fornecedora da Geotene, nossa linha de reservatórios de geomembrana de PEAD.

Os reservatórios de geomembrana de PEAD do Grupo Nortène possuem resistência a produtos químicos e aos raios solares, além de excelente resistência mecânica.

Acesse nosso site e entre em contato com a nossa equipe comercial!

Open chat
Posso te ajudar?