(11) 4166-3040 marketing@engepol.com

A Polimanta PEAD, também conhecida como barreira polimérica de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), é um material com grande utilidade nos aterros sanitários principalmente por conta do seu baixíssimo coeficiente de permeabilidade, na ordem de 10-12 cm/s. O coeficiente de permeabilidade de um material é a velocidade que a água percola em seu interior, quanto menor for esse valor, maior será sua eficiência em barrar e reservar qualquer líquido.

Por isso, para garantir o sucesso da instalação da Polimanta e sua eficiência, é necessário que haja um preparo prévio e adequado do terreno.

Portanto, aprenda como preparar a aplicação da Polimanta PEAD neste artigo do Grupo Nortène!

O que são aterros sanitários

Os aterros sanitários são construídos para onde se destinam os resíduos sólidos produzidos pelos moradores de uma cidade.

Normalmente a fonte destes resíduos são as casas, comércio e indústrias. Alguns aterros sanitários podem aceitar resíduos de esgoto e resíduos hospitalares.

Os aterros sanitários, necessitam de cuidados adequados por causa da produção de chorume oriundo da decomposição dos resíduos sólidos.

Embora os aterros recebam todo tipo de material orgânico descartado, esse também é o primeiro ponto de concentração de materiais que poderão ser separados e reaproveitados.

Isso aumenta a vida útil dos aterros, uma vez que reduz a quantidade de lixo em decomposição no local. E quando há grande quantidade de material em decomposição, o resultado é a formação e a liberação do chorume, um líquido que contamina o solo e água.

Além disso, a decomposição produz o biogás, que é um composto de metano e outros componentes tóxicos, que contamina a atmosfera.

Por isso, uma solução adequada para evitar a contaminação do solo e da água pelo chorume, é o revestimento de fundo e taludes do aterro sanitários com Polimanta PEAD.

Revestimento de aterros sanitários com Polimanta PEAD

O revestimento dos aterros sanitários é feito para confinar os resíduos sólidos e proteger o solo da infiltração do lixiviado produzido.

É preciso, então, preparar o terreno com o emprego de materiais sintéticos como a Polimanta PEAD.

A superfície do terreno deve ser compactada corretamente e serve de apoio à Polimanta, por isso deve estar devidamente nivelada – sem inclinações e sem depressões. Além disso, deve ser removido todo e qualquer tipo de material que possa furar ou rasgar a Polimanta.

A instalação da polimanta ocorre logo depois do preparo do terreno, para evitar erosões e deformações decorrentes das chuvas e mudanças climáticas.

 

Vantagens que a Polimanta PEAD oferece aos aterros sanitários.

Além de ser bastante resistente às intempéries, outras vantagens dos aterros sanitários em Polimanta PEAD incluem a resistência às substâncias químicas, às elevadas temperaturas e à exposição solar.

Por isso a Polimanta é amplamente utilizada em aterros sanitários no mundo todo


Polimanta PEAD do Grupo Nortène

A Polimanta PEAD texturizada do Grupo Nortène é resistente e pode ser aplicada em aterros sanitários, industriais, canais de irrigação e pilha de lixiviação. Além de estabilidade e segurança, também fornece alto desempenho de contenção.

Entre em contato com o Grupo Nortène e solicite orçamento!

Open chat
Posso te ajudar?